dualismo - Definition. Was ist dualismo
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist dualismo - definition

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA OU TEOLÓGICA DO MUNDO BASEADA NA PRESENÇA DE DOIS PRINCÍPIOS OU DUAS SUBSTÂNCIAS OU DUAS REALIDADES OPOSTAS E INCONCILIÁVEIS
Dualidade; Dualista; Dualismo cartesiano

Dualismo         
m.
Sistema religioso ou philosóphico, que admitte a coexistencia de dois princípios eternos, necessários e oppostos.
Antiga theoria chímica, que suppunha todos os corpos formados de um elemento electro-negativo.
(De dual)
dualismo         
sm (dual+ismo)
1 Filos Teoria de que tudo o que existe se baseia em dois princípios ou substâncias primordiais, opostos, não originados um do outro, como: unidade e multiplicidade, Deus e mundo, espírito e matéria, corpo e alma.
2 Rel Doutrina religiosa que concebe o mundo na coexistência de dois poderes ou princípios, como trevas e luz (Pérsia); masculino e feminino (China); santo e profano (todas as religiões).
3 Quím ant Teoria de que todos os compostos químicos definidos eram binários e consistiam em dois constituintes distintos, simples ou complexos, com propriedades elétricas opostas.
4 Reunião de dois estados autônomos sob a mesma autoridade.
5 Divisão do poder legislativo em dois órgãos; no Brasil: Senado e Câmara dos Deputados
Antôn (acepção 1): monismo.
Dualismo         
thumb|direita|Ilustração do dualismo de [[René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal no cérebro e depois ao espírito imaterial.]]

Wikipedia

Dualismo

Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação. É dualista por excelência qualquer explicação metafísica do universo que suponha a existência de dois princípios ou realidades não subordináveis e irredutíveis entre si.

Em filosofia, o dualismo opõe-se às várias formas de monismo, dentre as quais o fisicalismo e o fenomenismo. Refere-se à relação matéria-espírito, fundada sobre a afirmação de que os fenômenos mentais são exteriores ao mundo físico.